Para falar um pouco sobre respiração e prana apresentarei um texto em duas partes, uma vez que o tema traz diferentes abordagens e o conhecimento sobre prana é bastante vasto. (Leia a segunda parte aqui)

pranayamaimage

A respiração pode ser considerada a função mais importante do corpo, pois dela dependem as demais. Dependemos dela para sobreviver e quando realizada corretamente conseguimos obter mais vitalidade e imunidade contra as enfermidades, bem como podemos prolongar nossa vida, enquanto que uma respiração descuidada e inconsciente pode diminuir nossas defesas vitais, diminuindo nossos dias de vida.

Pranayamas são técnicas respiratórias para expandir a energia vital. Tais técnicas foram desenvolvidas pelos antigos mestres do Yoga. Eles perceberam como o ato de respirar estava ligado a todo nosso processo vital: é respirando que alimentamos nossas células, nossos órgãos, nossas funções orgânicas, é respirando que conduzimos energia vital a toda expansão física e não-física (sentimentos e emoções) do nosso organismo.

De uma forma um pouco mais sutil, através de uma respiração rítmica nos colocamos em sintonia vibracional harmônica com a natureza, auxiliando o desenvolvimento de nossas forças latentes. Educando a forma como usamos nossa respiração, podemos inclusive curar nossas enfermidades, afastar nossos medos, preocupações e emoções inferiores.

Respiramos aproximadamente 20.000 vezes num dia. Em cada respiração absorvemos 300 ml de ar.

A capacidade pulmonar do adulto é de 4 litros. Nossa respiração movimenta apenas 10% do que nossos pulmões comportam.

Por esses dados podemos concluir de que nosso organismo funciona com uma quantidade de combustível bem menor do que necessita.

Com a prática dos pranayamas ampliamos, reeducamos e possibilitamos todo nosso organismo a aumentar a capacidade de absorção, circulação e expansão do prana contido no ar, experimentando todos os benefícios físicos e sutis.

yogaresp

Daniela Monteiro

Daniela Monteiro

Professora de Yoga há 18 anos, com formações em Vinyasa Yoga e Ashtanga Yoga, entre outros, vem investigando a filosofia Vedanta, o Tantra,Ayurveda e outros saberes orientais, sempre aprendendo e aplicando o ensinamento à vida.
Daniela Monteiro