Hoje o objetivo é ajudar você, que mora em um apartamento pequeno, a decorar o seu cantinho para que fique confortável, charmoso e funcional!

Vou te dar 6 dicas de ouro para usar na hora de reformar seu apartamento pequeno!

1- Pratique o desapego

Não guarde coisas que você não usa! Em um apartamento pequeno, cada espacinho faz a diferença. Então, o primeiro passo é eliminar itens que estão guardados há mais de três anos. Faça uma doação ou coloque a venda pela internet!

 

2- Planejamento

É super importante planejar e ter um projeto, onde o arquiteto vai fazer com que o espaço seja melhor aproveitado. Antes de começar a reforma, os espaços estarão delimitados, móveis multiuso pensados e marcenaria detalhada! Recursos que ajudam a conquistar amplitude!

 

3- Aproveitamento dos espaços

Reduzir um ambiente que está espaçoso para aumentar outro pequenininho pode ser um truque na hora de planejar os espaços. Por conta de alterações como estas, pode ser possível ganhar um espaço maior de armário ou até a possibilidade de ter algum eletrodoméstico que não cabia na configuração anterior.

4- Portas de correr

Pensando ainda em espaço livre, as portas de correr podem ajudar a liberar espaços que antes eram ocupados pelas portas de abrir, pois elas se movem na horizontal. Elas também servem para dividir ambientes que podem ficar abertos ou fechados dependendo da ocasião.

 

5- Circulação

Muitas pessoas compram os móveis de acordo com seus desejos e acabam esquecendo do espaço disponível. Por isso é tão importante o projeto! Pense sempre na escala dos móveis com relação ao ambiente. A grande campeã é a cama king size! Todo mundo quer ter uma, mas chega na hora de colocar no quarto, e você percebe que a porta do armário não abre e que nem é possível ficar na frente do armário! Já pensou?

6- Cozinha aberta

Abrir a cozinha para a sala é uma ótima opção no caso dos apartamentos pequenos, mas lembre-se de que ela deverá estar sempre organizada e bem decorada. No momento do projeto, o arquiteto deverá solicitar a planta de estrutura do prédio para verificar se é possível fazer essa abertura. Em apartamentos feitos de alvenaria estrutural essa modificação na planta não é possível!

 

As fotos que usamos para ilustrar a coluna são de um apartamento de 50m² que reformamos na Chácara Klabin! Foto: Mariana Orsi

Janaína Fujii

Janaína Fujii

Janaína Fujii é arquiteta formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie. E hoje é sócia no escritório Studio Idealize! Arquitetura.
Janaína Fujii

Últimos posts por Janaína Fujii (exibir todos)