Todos estamos na correria do dia com nosso tempo contado e quando olhamos para nossos armários, guarda-roupas ou procuramos aquele objeto e não encontramos percebemos o quanto seria bom uma organização algo que tornasse nossa vida mais simples e eficiente. A função da organização é exatamente esta: tonar a vida das pessoas simples, eficiente e prática.

Porém quando notamos esta real necessidade de organização percebemos que não temos tempo ou até condições financeiras para contratarmos um serviço de organização profissional. Então voltamos a estaca zero e nos frustramos com nossos espaços e objetos desorganizados.

Então vamos lá! Existem atitudes simples que você mesmo(a) pode começar a fazer em sua casa nos ambientes que mais incomodam e começar a pegar o gosto pela organização.

1 – Comece fazendo uma limpeza no ambiente mais desorganizado. Essa limpeza dentro do sistema da organização é separada em 3 categorias:

  • Objetos/Roupas para Doação: Sempre temos roupas ou objetos que ficam parados nos armários sem uso e utilidade para nós há muito tempo. Por que não doar para quem mais precisa? Existem empresas que buscam em sua casa as doações.

  • Objetos/Roupas para Conserto: Existem roupas ou objetos que gostamos muito e que vale a pena investir na customização e reparo. É importante ter certeza que depois de consertados serão usados com frequência.

  • Objetos/Roupas para descarte: Dentro dos nossos armários existem várias coisas que não usamos não porque estejam com algum defeito, mas sem condições de uso. Nesses casos o descarte é recomendado por que nem mesmo para doação seriam úteis a outras pessoas.

 

 

2- Tire tudo do armário e separe por categorias

É muito importante saber tudo o que existe dentro do armário, para isso é necessário retirar tudo de dentro. Separe por categorias, exemplo: toalhas de rosto, banho ou lavabo, roupas de cama e fronhas, roupas íntimas, ginástica, bermudas, calças jeans, calças sociais, camisas, blusas, regatas, meias, etc.

Separar em cores também é recomendado, porém dependerá do estilo de cada pessoa a sua quantidade. Exemplo: camisetas lisas brancas em quantidade valem a pena separar considerando que o uso também é frequente. Porém, se a maioria das camisetas for colorida ou estampada em poucas quantidades não convém separar por cor. Pode-se colocar todas as camisetas lisas organizadas na prateleira do armário e as estampadas em outra pilha.

 

3- Escolha os acessórios de apoio na organização para começar

Os acessórios são a grande ferramenta de apoio para qualquer organização. Eles vão desde os cabides, porta-gravatas, porta-lenços bem conhecidos até porta-edredons, colmeias para sutiãs com bojo, maquiagem, secador etc…  As opções são infinitas desde as mais sofisticadas até as mais simples.

Muitas vezes, adquirir os acessórios pode pesar no orçamento, mas tenha em mente que eles são indispensáveis e tem uso bem longo, ou seja, vale a pena investir e deixar tudo organizado. É possível aproveitar os objetos de casa mesmo para substituir alguns acessórios. Por exemplo: Caixa Customizada de Papelão.

Aquele tecido que você não está usando mais, pode ser usado para forrar a caixa de papelão, até mesmo uma fronha sem par pode ser colocada, aplicando corda ao redor dando um toque rústico.

 

4- Agora com os acessórios em mãos partimos para organização das peças pequenas

Comece pelas peças mais pequenas como meias, cuecas e sutiãs. Se você tiver as colmeias rígidas, pode tranquilamente desocupar uma gaveta e expor as colmeias em prateleiras.

Se você optou pelas colmeias flexíveis e transparentes pode organizar as peças pequenas nas gavetas.

 

5- Continue a organização agora pelos itens que serão pendurados nos cabideiros

Recomendamos que, se possível, a grande maioria das roupas sejam penduradas em cabides, desde camisas, blusas, regatas, calças, bermudas, vestidos e casados. Neste caso, é importante levar em conta o espaço as roupas que amassam acondicionando por cores e tamanhos.

As calças também devem ser penduradas, até as jeans que não amassam. Uma dica muito legal para calças é usar cabides infantis. Assim elas não escorregam e ficam bem ajustadas ao pendurar.

 

6- As demais roupas que não couberam nos cabides

Para essas roupas, será necessário dobrar de maneira uniforme para que fiquem esteticamente harmoniosas nos espaços.

Você pode usar um molde para dobrar as camisetas uniformemente, porém senão puder adquirir, é possível usar uma revista para padronizar a dobra tranquilamente.

 

7- Organização de roupas de cama e banho

Existem também acessórios para auxiliar na organização das roupas de cama e banho. São úteis para acondicionar, organizar e visualizar as peças.

As toalhas e roupas de cama podem ser dobradas uniformemente para que a estética seja preservada e de fácil localização.

 

8- Organização de sapatos

Depois dos passos iniciais de descarte, conserto ou doação os sapatos que restaram são os que realmente serão utilizados. É importante também levar em consideração o espaço para acondicioná-los. Não será possível organizar se o espaço for menor que o número de pares. Existem várias formas de organizar sapatos desde as mais tradicionais até as inovadoras dos asiáticos.

Sapateiras de TNT para organizar sapatos. Podem ser colocadas embaixo da cama.

Canos de PVC em formato de colmeia. Caixas identificando os sapatos com fotos e prateleiras para sapatos.

Para espaços pequenos, porta sapatos de garrafas PET. As soluções dependem do seu espaço e da sua criatividade!

 

9- Organização de cintos, gravatas e lenços

Você pode utilizar os porta-cintos, gravatas e lenços vendidos como cabides em pvc ou em veludo.

ou forrar uma caixa com tecido ou papel autocolante e personalizar!

Usando um varão de cortina expondo seus lenços e echarpes

 

10 – Pronto! Você conseguiu!

Organizar seus espaços pode ser também uma atividade prazerosa. Convide um(a) amigo(a) e façam juntos(as) a organização. Com pessoas, somos motivados a continuar firme até o final. Certamente vocês vão comemorar e até convidar outras pessoas para admirar seu grande feito de organização.

Não é difícil, vamos começar?

 

 

Weridiana Alves

Weridiana Alves

Sou Weridiana Alves da AmelliaHome, Personal Organizer prestando serviços de consultoria de organização residencial, escritórios, cardápios personalizados, gestantes, noivos e muito mais.
A AmelliaHome tem como objetivo facilitar a vida das pessoas com atendimento personalizado melhorando a qualidade de vida dos clientes.
Contato: amellia.com.br(11) 994380000
[email protected]
Weridiana Alves